quinta-feira, 22 de abril de 2021

Resultados da eutanásia na Holanda: de 2001 a 2020

Holanda: o primeiro país a despenalizar a eutanásia em 2001


Situação muito preocupante 20 anos depois. Aqui está um balanço completo dos principais desvios éticos apurados, com uma interpretação cada vez mais permissivo dos órgãos de controle.

O número de pessoas eutanasiadas tem continuado a crescer a cada ano, como parte de um preocupante desenvolvimento cultural, especialmente para os mais frágeis da sociedade. Esta nota fornece uma avaliação aprofundada da situação atual, com dados estatísticos e legislação aplicável, ou sendo discutida para ampliar seu alvo. Examina os principais excessos éticos observados, com uma interpretação cada vez mais frouxa dos órgãos fiscalizadores, a ponto de até mesmo as Nações Unidas estarem preocupadas com eles.

Para nota de análise "Eutanásia na Holanda": clique aqui

 I - SÍNTESE

A eutanásia é legal na Holanda há mais de vinte anos, por uma lei de 12 de abril de 2001 implementada a 1 Abril de 2002. Desde a legalização, o número de eutanásias praticadas mais do que triplicou. Os números apresentados anualmente pelas comissões regionais de revisão da eutanásia também mostram um aumento no número de abusos e uma interpretação cada vez maior das condições exigidas pela Lei de 2001.

Embora as condições estritas estabelecidas pela lei não tenham evoluído estritamente, a sua interpretação muito extensa gera situações cada vez mais questionáveis: eutanásia de pessoas com transtornos psiquiátricos, pessoas dementes, idosos ou pessoas que sofrem de diversas patologias, mas não cumprem as condições iniciais exigidas por lei. Poucas vozes são ouvidas, especialmente de alguns médicos lamentando a banalização da eutanásia.

Enquanto os excessos são denunciados por alguns, outros querem ampliar as condições de acesso e prática da eutanásia. Há forte pressão para que o Parlamento autorize o suicídio assistido por pessoas com mais de 70 anos que o solicitem, citando nenhum outro motivo além da idade e "fadiga de viver".

Os vários projetos de lei e projetos de lei apresentados nos últimos anos ainda não foram concluídos. Esse alargamento permanece na agenda de vários partidos políticos. Em abril de 2021, a organização "Co-peratie Laatste Wil" levou o Estado holandês a tribunal para permitir o suicídio assistido sem qualquer razão médica particular, em nome do direito à autodeterminação.

II - DADOS ESTATÍSTICOS

 Os dados apresentados abaixo são provenientes do relatório anual das Comissões Regionais de Revisão da Eutanásia (Regionale Toetsingcommissies Eutanasia( RTE). Esses números não levam em conta a eutanásia clandestina e as sedações paliativas que realmente escondem a eutanásia.

Em 2003, primeiro ano de aplicação, foram realizadas 1.815 eutanásias. Esse número subiu para 4.188 em 2012 e 6.361 em 2019. Como resultado, o número de eutanásias mais do que triplicou em 20 anos. Em 2019, a Holanda registou 17 eutanásias por dia, de uma população de 17,3 milhões. Isso representa 4,2% de todas as mortes por ano. 80% dessas eutanásias foram realizadas em pacientes que sofrem de doenças como câncro, patologia do sistema nervoso, doenças cardiovasculares ou pulmonares. Outras eutanásias estão relacionadas a polipatologias (13%), incapacidades relacionadas à idade (3%) ou transtornos psiquiátricos (1%) demência (3%). 80% das pessoas foram eutanasiadas em casa e, em 83% dos casos, pelo médico de família.

 III - LEGISLAÇÃO

A) Lei de 2001: Legalização da Eutanásia e Suicídio Assistido

B) Pressão para ampliar oportunidades de eutanásia ou suicídio assistido


IV - UMA MULTIPLICAÇÃO DAS EMENDAS OBSERVADAS

Embora a lei não tenha evoluído formalmente desde 2001, a sua interpretação tem dado rédea livre a práticas cada vez mais permissivas. A lei prevê condições relativamente rigorosas, mas a prática tende a ampliar a interpretação da eutanásia para tornar a eutanásia mais acessível.

A) Eutanásia em detrimento de cuidados paliativos

B) Pessoas com transtornos psiquiátricos

C) A clínica de fim de vida: uma maneira de contornar as recusas dos médicos

V - POUCA ATUAÇÁO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE

A) As comissões regionais de controle têm uma interpretação extensiva da lei

B) Para a Justiça, não há  desde 2001rampa deslizante

Quanto à justiça, também é particularmente amplo: o caso de Albert Heringa, no qual um homem foi absolvido em recurso, embora tenha presenciado o suicídio de sua mãe em condições contrárias à lei. Uma decisão questionável, " tendo que decidir entre cumprir a lei ou cumprir uma "obrigação moral não escrita" ao fornecer à sua mãe os produtos letais para permitir que ele cometesse suicídio. »

Em 2014, três vezes, a clínica de fim de vida foi responsabilizada pelos conselhos regionais de controle por investigação insuficiente de arquivos de aplicativos, mas esta clínica continuou a desenvolver sua atividade sem se preocupar. Em 2015, duas eutanásias foram consideradas incompatíveis com os requisitos da lei pelos conselhos de controle. Apesar disso, nenhum processo criminal foi instaurado contra a clínica de fim de vida, responsável por esses atos.

Vários outros casos controversos foram divulgados. Por exemplo, em 2016, um alcoólatra de 41 anos foi eutanasiado a seu pedido. Uma mulher de 20 anos, abusada sexualmente várias vezes quando criança e sofrendo de cicatrizes psicológicas, também foi eutanasiada, pois os médicos concluíram que seu sofrimento físico e mental havia se tornado insuportável.

Por fim, vamos lembrar o caso ocorrido em fevereiro de 2017 sobre um morador de asilo que sofre de Doença de Alzheimer: o conselho de controle havia então encaminhado este caso aos tribunais para não obter a condenação do médico, mas para esclarecer o poder do médico em tal situação. O Supremo Tribunal finalmente validou tal procedimento, agora incorporado ao código de conduta das comissões regionais de controle.

VI - O BEM-ESTAR DE UMA PARTE DO CORPO MÉDICO

A) Falta de cláusula de consciência para médicos

B) Uma importante carga psicológica entre os médicos

VII - CRÍTICAS A OBSERVADORES ESTRANGEIROS

A) Uma lei vaga para os parlamentares franceses

B) Um inquérito do Comitê de Direitos Humanos da ONU


Mudanças no marco legal anterior à lei de 2001

1973: Uma primeira decisão judicial infringe a lei, um médico é condenado apenas a uma sentença simbólica por realizar eutanásia à própria mãe. Outros julgamentos semelhantes seguiram-se

27 de novembro de 1984: O supremo Tribunal da Holanda introduz na jurisprudência o conceito de "força maior", que um médico pode invocar quando recorreu à eutanásia, mas tendo agido em consciência e respeito à ética médica.

1988: Proposta de legislação para alterar o Código Penal para descriminalizar atos de eutanásia ou suicídio assistido. Culminou em 1989 com um acordo para estabelecer uma comissão nacional de inquérito.

Em novembro de 1990 um procedimento entra em vigor para regular a notificação de médicos em caso de eutanásia.

8 de novembro de 1991: O governo faz uma proposta ao Parlamento holandês para descriminalizar a eutanásia "de fato" (não "na lei"). Não se trata de legalizar a eutanásia, mas de legalizar a possibilidade de declaração de morte por eutanásia. Implicitamente, o projeto reconhece que a eutanásia pode ser um ato médico legítimo.

9 de fevereiro de 1993: Este projeto de lei é aceite pelo Parlamento e entra em vigor.

Final da década de 1990: Debates parlamentares para descriminalizar a eutanásia e o suicídio assistido "na lei" culminando na lei de 12 de abril de 2001.

Pode ler o artigo na íntegra aqui.

1 comentário:

  1. TitaniumArt-Bulk | TITanium Art and Bumps
    Titanium Art-Bulk. This is titanium drill bit set a ion titanium on brassy hair piece of can titanium rings be resized art from the Toto studio in Taiwan. This product is made titanium bike frame with the help of how to get titanium white octane TOTO.

    ResponderEliminar