quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Uma morte digna sem injeção letal, por Ignácio Arechaga


A dor por aqueles que morreram de Covid sozinhas numa Unidade de Cuidados Intensivos lembrou-nos como é importante estarmos acompanhados na fase final da vida. Precisamos dessa proximidade de família e amigos na última fase da existência, para vivê-la com a maior serenidade possível. A vulnerabilidade dos pacientes a um possível fim trágico mostra em que medida é teórica a suposta autonomia do paciente terminal, com a qual eles agora querem vender esse novo “direito” à eutanásia.
Pensar que basta aprovar uma lei de eutanásia para que uma morte digna seja assegurada é ingênuo e, muitas vezes, um expediente confortável para os saudáveis ​​evitarem o sofrimento de acompanhar os doentes terminais. As propostas de eutanásia apelam para a liberdade do indivíduo. Ele deve decidir autonomamente sobre sua morte, quando a vida já é insuportável, devido ao sofrimento físico ou moral. Mas até que ponto essa liberdade do paciente é real?
O pedido de morte vem de uma pessoa para quem a vida se tornou insuportável e que acredita que não tem escolha a não ser abandoná-la. Isso é liberdade ou antes o oposto? Se alguém está desesperado por solidão, sofrimento e ansiedade, de que adianta reconhecer seu direito de exercer sua autonomia diante da morte? O que você tem que fazer é ver como acompanhá-lo, como aliviar a sua dor, como dar-lhe serenidade. Por outro lado, uma lei de eutanásia quer resolver com um recurso extra o que exigiria um esforço de sabedoria médica e companhia afetuosa.
Todos nós queremos morrer com o mínimo de dor e a maior dignidade possível. Mas sempre me ocorreu que os especialistas em cuidados paliativos rejeitam categoricamente a eutanásia e o suicídio assistido. Eles vêem a morte diariamente, e não apenas de vez em quando, como acontece com outras pessoas. Eles são os que mais têm contato com pacientes em estado terminal e suas famílias. Eles viram todos os tipos de mortes. Eles lutam contra a dor e outros sintomas que podem angustiar o paciente. Se fosse tão difícil garantir uma morte digna sem o recurso da eutanásia, não seriamos o primeiro a defendê-la? Em vez disso, dizem que hoje podemos aliviar a maior parte do sofrimento e, se necessário, sedar o paciente terminal, como as leis atuais já permitem. 
Para garantir que o paciente viva dignamente a fase final de sua vida, a primeira coisa a se conseguir é que os cuidados paliativos estejam à disposição de todos os que deles necessitam. Na Espanha, embora tenha havido melhorias, ainda é deficitário . Por este motivo, a Sociedade Espanhola de Cuidados Paliativos (SECPAL) e a Associação Espanhola de Enfermagem de Cuidados Paliativos (AECPAL) afirmaram em comunicado que o projeto de lei da eutanásia “enfrenta o sofrimento extremo das pessoas que preferem rescindir a sua vida e, por outro lado, a dos cidadãos que pedem para viver esta fase de uma forma digna com o maior apoio possível para aliviar esse sofrimento ”.
Em segundo lugar, é necessário que o pessoal de saúde tenha mais formação em cuidados paliativos e saiba comunicar-se com o paciente. Uma grande especialista em cuidados paliativos como a francesa Marie de Hennezel afirma que “na grande maioria dos casos, os pedidos de eutanásia se devem à impossibilidade de dialogar com o médico e ao medo de morrer com dores lancinantes”.
Também um manifesto de associações especializadas em cuidados paliativos, fez frente a um projeto de lei para legalizar a eutanásia na França. “Poucos pacientes nos dizem que querem morrer, muito menos quando são devidamente cuidados e acompanhados. Além disso, quando pedem a morte, querem dizer algo muito diferente da vontade de morrer. Pedir a morte quase sempre significa não querer viver em condições tão difíceis. Pedir a morte porque há  sofrimento é realmente uma escolha livre? Em contrapartida, os cuidados paliativos restauram a liberdade do paciente no final de sua vida, controlando a dor e o sofrimento mental ”.
Hennezel também destaca um aspecto que não depender das leis e sim do meio social. A sociedade precisa parar de pensar que a última fase da vida não tem sentido. Ao contrário, pode representar, diz ele, “um momento forte da vida, o tempo das últimas trocas, das últimas palavras”.
Mas isso requer o acompanhamento do paciente. Os doentes terminais que chegam às manchetes costumam ser os casos de alto stress emocional, pessoas que anseiam morrer porque estão a sofrer. Mas estes casos, avisa o psicólogo francês, “não devem fazer esquecer os milhares de pessoas que morrem todos os dias em más companhias”, e que devem receber os cuidados de que necessitam.
A legalização da eutanásia, em vez de aumentar a liberdade do paciente terminal, vai apenas deixá-lo sujeito a novas pressões diretas ou indiretas. Pois a doença e a velhice são estados em que a vontade de alguém pode ser mais influenciada por outros. Para os enfermos que incomodam a família ou a equipe médica que os cuida, o direito de morrer corre o risco de ser interpretado como uma obrigação moral de fuga. E, à medida que a solução da eutanásia se infiltra na sociedade e no ambiente da saúde, é fácil que, sob o argumento ambíguo da compaixão, a solução de suprimir a pessoa para suprimir o sofrimento acabe sendo institucionalizada.
A dignidade da pessoa em estado terminal é reforçada quando os fatores que podem obscurecê-la, sejam eles a dor, a solidão ou o abandono, são removidos ou mitigados. A lei da eutanásia que será aprovada na Espanha não contribui em nada para que isso seja possível. Portanto, é um passo à frente, na direção errada.

Pode ler o artigo aqui

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

POLÍTICA E LEI DE CUIDADOS DE SAÚDE - O tratamento de doentes com sofrimento insuportável - A rampa deslizante é real

 


No livro de tratamento de doentes com sofrimento insuportável -The Slippery Slope Is Real - Diane E. Meier, MD,  revela que a morte assistida por médico (PAD) agora é legal em 9 estados dos Estados Unidos da América, o Distrito de Columbia está a ser considerado, bem como em mais 17 estados. Considerando que o medo de sofrimento insuportável no final da vida é um preocupação pressionada, a maioria dos americanos deve ser capaz de esperar alívio confiável e especializado do sofrimento como resultado de assistência médica nos avanços em geriatria e cuidados paliativos. O público é facilmente persuadido nas urnas que o sofrimento é inevitável e que não podem confiar no sistema de saúde, e esta sensibilidade ao seu sofrimento,  deve fazer-nos refletir. O relatório de Van Den Berg et Al na edição atual do JAMA Medicina Interna de 53 casos de PAD ou eutanásia na Holanda considera o sofrimento insuportável atribuível a várias síndromes geriátricas que  devem causar alarme. As leis PAD existentes nos EUA contêm medidas de segurança bastante restritas guardas, exigindo que o paciente tenha uma doença terminal (provavelmente morrerá dentro de 6 meses) e capacidade de decisão intacta, e que não há evidência de coerção por parte da família ou de outros entidades ou evidência de depressão ou outra doença psiquiátrica. Em contraste, os países onde o PAD foi considerado legal - há muito mais tempo do que os EUA reviram as suas leis originais para remover requisitos de prognóstico, eliminar exclusão lesões psiquiátricas, definem amplamente o sofrimento insuportável (para incluir tais doenças como síndromes geriátricas e sofrimento existencial), e reduzem os requisitos de relatórios. Por exemplo, na Holanda, os médicos devem agora seguir apenas critérios vagos de cuidados, antes de administrar eutanásia ou suicídio assistido por médico. Apenas 75% dos casos de Eutanásias são relatados para comissões de eutanásia, conforme exigido por lei, e a não denúncia raramente é punida, eutanásias em crianças, pessoas com deficiência mental doença, e demência, ilustra ainda mais a impossibilidade de cuidar da prática e de proteger os pacientes vulneráveis.  O estudo de Van Den Berg et Al aponta para expansão da eutanásia para outro, potencialmente muito grande, grupo de pacientes elegíveis: aqueles com síndromes geriátricas múltiplas. Entre 2013 e 2019, um total de 1605 ocorrências de eutanásias em pessoas com síndromes geriátricas múltiplas foram registradas em Holanda, responsável por 4% de todos os casos de eutanásias naquele período. Podemos assumir que este número é uma subestimação, dado o nível de falhas num relato mais preciso. Sabemos pouco sobre os 53 casos descrito pelas comissões de eutanásia regionais como representantes.

Diane E. Meier, MD - geriatra americana e especialista em cuidados paliativos, é diretora do Center to Advance Palliative Care - uma organização nacional dedicada a aumentar o número e a qualidade dos programas de cuidados paliativos nos Estados Unidos.

Ler o artigo aqui

(continua)