sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Austrália chumba a lei de suicídio assistido

O Senado australiano chumbou o projeto de suicídio assistido, depois de dois membros do Senado, que inicialmente seriam a favor, terem mudado de opinião e votaram contra.
Dana McCauley  escreve no Sydney Morning Herald que: o projeto de lei, introduzido pelo senador do Partido Liberal Democrata David Leyonhjelm, foi derrotado por 36 votos contra e 34 votos a favor. Foram dois dias de debate apaixonado no Senado Australiano. A senadora liberal Anne Ruston e o senador Steve Martin, inicialmente inclinados a votar a favor, votaram inesperadamente contra o projeto. "Não posso, em sã consciência, oferecer o meu apoio a este projeto de lei que dará aos territórios a capacidade de legislar na área da eutanásia voluntária, certamente sem garantir que as salvaguardas apropriadas estavam em vigor", disse o senador Martin ao Senado na quarta-feira.
James Fettes relatou para a ABC News que o senador liberal Zed Seselja também votou, no último momento, pelo não. Este projeto de lei propunha derrubar uma lei federal que proibia os Territórios de legislar sobre questões, como eutanásia e suicídio assistido, sem aprovação federalO Território do Norte da Austrália legalizou a eutanásia em 1995, mas a lei foi derrubada pelo Parlamento Federal da Austrália em 1997.
Leia no original aqui.