sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Conheça como crescem os cuidados paliativos na Europa

O Atlas Europeu de Cuidados Paliativos é um projecto do Instituto Cultura y Sociedad, da Universidad de Navarra (Espanha), para promover uma atitude positiva sobre a atenção e o cuidado de pacientes com doença avançada e irreversível. As principais linhas de trabalho expressas no documento são a geografia e a sociologia da saúde, o desenvolvimento da medicina paliativa e da enfermagem na Europa, a opinião pública e os meios de comunicação. O documento dedica seis páginas a Portugal, incluindo dados sobre a rede de serviços, as políticas públicas, a inserção nos programas de educação, a vitalidade associativa, as atitudes sociais e as perspectivas de futuro dos cuidados paliativos no nosso país.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Comunistas franceses contra a eutanásia

Em 2009, o comunista Michel Vaxès discursou contra a proposta de lei socialista a favor da legalização da eutanásia e defendeu os cuidados paliativos como a alternativa que melhor expressa a solidariedade humana perante o fim da vida.

Porquê estamos aqui?


Somos um grupo da sociedade civil que quer ver respeitada em Portugal a vida com dignidade até ao fim. Por isso dizemos STOP eutanásia! Perante a vontade política de alguns de legalizar a eutanásia, surgimos como uma voz que diz não, porque acreditamos que há solução para as vidas em sofrimento.

Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos contra morte assistida

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos manifestou-se contra a legalização da morte assistida. Consulte aqui a reflexão completa sobre o assunto. Além disso, a APCP recorda que em Portugal existem entre 72 000 e 86 000 doentes a necessitar de cuidados paliativos”, que só “cerca de 51% dos doentes internados nos hospitais são doentes paliativos e que cerca de 16% são doentes paliativos com prognóstico de 15 dias ou menos de vida” e que “dos primeiros, só cerca de 7% e, dos segundos só cerca de 10% estão referenciados para equipas de cuidados paliativos.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Cinco bastonários da Ordem dos Médicos declaram-se contra a eutanásia

Leia a carta assinada por António Gentil Martins, Carlos Soares Ribeiro, Germano de Sousa, José Manuel Silva e Pedro Nunes. Os bastonários consideram a eutanásia "uma violação grave e inaceitável da ética médica".


António Proa: as circunstâncias e os valores

António Proa, vereador do PSD à Câmara Municipal de Lisboa, decidiu dar a sua opinião sobre a discussão política em torno da legalização da eutanásia. Aqui a divulgamos.

«Antes foram outras "causas fracturantes", agora é mais esta. E nós, mansamente, vamos condescendendo. Em nome da "tolerância" que aqueles que defendem estas "causas" não têm. Mas nós devemos ser tolerantes. Sem deixar de perceber que por de trás deste pretexto de "tolerância" e "vanguarda" está uma lógica de desconstrução da sociedade com os valores cristãos que são parte da identidade cultural europeia. Eu não quero esta sociedade sem valores e sem princípios. As circunstâncias moldam a nossa atitude, mas os valores guiam-nos.»

Cuidados com vida



"Cuidados com Vida" é uma reportagem realizada pela jornalista Alexandra Borges na qual, entre testemunhos de profissionais de cuidados paliativos, destaca-se o testemunho de Rita Leitão. O documentário foi transmitido pela primeira vez a 6 de Outubro de 2007, três meses depois da morte de Rita.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Subscritores do Manifesto Toda a Vida Tem Dignidade

Conheça aqui a lista completa dos subscritores do Manifesto Toda a Vida Tem Dignidade.

Médicos
Carlos Alberto da Rocha (presidente da Associação de Médicos Católicos Portugueses), Diogo Cunha e Sá, Edward Limbert, Fernando Maymone Martins (foi presidente da Associação Europeia de Cardiologia Pediátrica), Isabel Sanches Osório (Professora Faculdade de Medicina), João Tiago Guimarães (Professor Universitário), Joaquim Galvão.

Enfermeiros
Mary Anne Stilwell d’Avillez, Vanessa Machado (Oncologia),

Administradores hospitalares
Maria Amélia Bleck, Pedro Líbano Monteiro

Professores de Direito
Fausto de Quadros (Faculdade Direito Lisboa), Fernando Ferreira Pinto (Universidade Católica Lisboa), José Maria Lobo Moutinho (Universidade Católica Lisboa), Manuel Carneiro da Frada (Faculdade Direito Porto), Pedro Velez, Rita Lobo Xavier (Universidade Católica Porto),

Advogados
Duarte Brito de Goes, Fernando Soares Loja (presidente em exercício da Comissão de Liberdade Religiosa), Filipe Anacoreta Correia (membro da Comissão Executiva do CDS-PP), Luis Brito Correia, Luis Duque, Miguel Gorjão Henriques (doutorando em Direito Europeu), Teresa de Melo Ribeiro,

Médicos e juristas católicos contra a prática da eutanásia


Os Juristas Católicos destacam que "eutanásia colocaria em causa o artigo 1º da Constituição da República Portuguesa, ou seja, o "princípio da dignidade inalienável da pessoa humana", e argumentam que a legalização da morte assistida seria um "retrocesso cultural e civilizacional".

domingo, 18 de dezembro de 2016