terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Testemunho de António Lobo Antunes


                   Adeus                


Nesta crónica em jeito de testemunho familiar António Lobo Antunes valoriza a profissão dos médicos que têm o poder de salvar vidas. Nasceu em Lisboa, no seio de uma família da pequena burguesia, o seu pai, João Alfredo Lobo Antunes, foi um destacado neurologista português, assistente de Egas Moniz e professor de Medicina.  Irmão de João Lobo Antunes (Lisboa, 4 de junho de 1944 – Lisboa, 27 de Outubro de 2016), neurocirurgião português e ex-membro do Conselho de Estado, e Nuno Lobo Antunes  neuropediatra. 
António Lobo Antunes licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Após a conclusão do curso foi destacado como médico militar durante a guerra colonial entre 1971 e 1973 no leste de Angola, quando terminou o cumprimento do serviço militar, Lobo Antunes especializou-se em psiquiatria, tendo exercido a especialidade durante alguns anos no Hospital Miguel Bombarda até a abandonar por completo em favor da literatura.
" De muitos outros médicos devia falar, mas isto é só uma pequena crónica sem pretensões, e todos merecem melhor do que isso. Tenho tanta vaidade em ser vosso colega, vosso colega não, daqui em diante sou apenas o senhor António Lobo Antunes, todo coberto de condecorações, prémios, honrarias, e de que serve isso, ao passo que vocês são Médicos. E tenho de curvar-me, com humilde respeito, diante da vossa profissão. Um escritor não cura ninguém salvo, talvez, a si mesmo. "
Revista Visão, 2016-02-18

Sem comentários:

Enviar um comentário