terça-feira, 26 de novembro de 2024

Um aviso do Canadá: O projecto de lei da morte assistida do Reino Unido é semelhante ao do Canadá, a capital da eutanásia



O projeto de lei  de suicídio assistido debatido no parlamento do Reino Unido na sexta-feira passada vem com restrições e salvaguardas. A experiência de legislação semelhante introduzida há oito anos no Canadá é que essas proteções se mostram impossíveis de manter
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O testemunho é de Amanda Achtman que trabalha para prevenir a eutanásia e incentivar a esperança no Canadá e no mundo através do seu projeto, Morrendo de vontade de conhecê-lo. Também é a Líder de Educação Ética e Engajamento Cultural da Canadian Physicians for Life.

A eutanásia, ou assistência médica na morte (onipresente referida pela sigla higienizada "MAID"), foi legalizada no Canadá em junho de 2016, quando o Código Penal foi alterado para que médicos e enfermeiros não fossem processados por homicídio se acabassem com a vida de seus pacientes de acordo com certos critérios.

A princípio, esses critérios exigiam que o paciente fosse um adulto, capaz de consentir, fazendo um pedido voluntário, com "uma condição grave e irremediável", e cuja morte natural fosse "razoavelmente previsível". 

Em outubro de 2020, o Ministro da Justiça canadiano apresentou um projeto de lei para reduzir algumas das salvaguardas e expandir a morte assistida para aqueles cujas mortes "não são razoavelmente previsíveis", mas sofrem de "uma condição grave e irremediável". Essa expansão da eutanásia, promulgada em 2021, significa que muitas pessoas com deficiência agora vivem com a consciência desumanizante de que se qualificam para o suicídio assistido patrocinado pelo Estado.

Por que o Canadá expandiria a morte assistida para incluir os doentes não terminais? E o que poderia justificar a remoção de salvaguardas que inicialmente foram consideradas essenciais? 

Para entender isso e ver por que as salvaguardas incluídas na legislação proposta no Reino Unido não durarão, é crucial entender os motivos pelos quais a morte assistida é racionalizada. Se a morte assistida é uma resposta compassiva às pessoas que estão em sofrimento, como argumentam aqueles que agora defendem uma mudança na lei no Reino Unido, então não há razão para que ela se limite àqueles que estão em estado terminal.

 Muitas pessoas sofrem – não apenas fisicamente, mas também psicologicamente – ao longo da vida. Se a eutanásia é uma expressão de dignidade e autonomia, então por que limitá-la a dados demográficos selecionados? Nunca houve uma razão para que a morte por injeção letal permanecesse um "último recurso", uma vez que se tornasse comercializada como "digna" e "compassiva".

Desde a legalização, o Canadá tornou-se a capital mundial da eutanásia. Mais canadianos foram mortos por médicos e enfermeiras em hospitais, residências, parques nacionais e até funerárias e prisões do que o número total de pessoas que morreram de Covid. 

MAID é agora a quinta principal causa de morte e é o quádruplo da taxa normal de suicídio. A assistência médica na morte não apenas se tornou normalizada e rotineira, mas também romantizada e glamourizada. Alguns anos atrás, eu estava a trabalhar no escritório de um membro do parlamento, esforçando-me para me opor ao projeto de lei que expandiria a eutanásia para pessoas com deficiência e lutando com sua saúde mental.

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Morte assistida e a importância da evidência

Criamos uma petição e, em poucos dias, muitos milhares a assinaram. Em seguida, enviamos um e-mail aos signatários da petição convidando-os a contar suas histórias sobre como a expansão da eutanásia afetaria as suas vidas e os seus entes queridos pessoalmente. De repente, foi como se nosso escritório parlamentar se tornasse um centro de prevenção de suicídio. Ler aquelas centenas de e-mails desesperados em meio à pandemia me abalou profundamente. Uma mãe escreveu sobre seu filho adulto: "Ele foi ao pronto-socorro e indicou que se sente inseguro porque quer se matar. A nossa família tem certeza de que ele vai lá, muitas vezes, simplesmente porque tem a necessidade de interagir com as pessoas."

Muitos dos e-mails que recebemos vieram de profissionais médicos, preocupados com seus pacientes ou compartilhando a sua própria história de depressão, esgotamento e pensamentos suicidas. Um escreveu: "Tenho um paciente que luta com problemas de saúde mental e uso de substâncias. Ela já havia perguntado sobre o MAID e, pelo menos na época, eu poderia dizer-lhe que ela não se qualificaria. Ela costuma falar da parte dela que quer viver e da parte que quer morrer, como eles estão em guerra dentro dela. Agora, se ela perguntar novamente, temo que ela se qualifique, sem levar em conta a natureza flutuante de sua tendência suicida.

Outro escreveu: "Sou um médico aposentado que experimentou pessoalmente uma depressão severa e me oponho ao relaxamento dos critérios para a morte medicamente assistida. Estou a aproveitar o meu tempo agora e aprecio tudo o que a vida oferece." Muitas das histórias pessoais podem ser resumidas dizendo: "Se o MAID estivesse disponível, eu não estaria aqui hoje".

Desde então, tenho conversado com outros jovens profissionais impactados pela eutanásia de maneiras inesperadas. Um estudante de medicina ficou chocado ao perceber que o cadáver em que ele estava a trabalhar era "um receptor do MAID". Uma estudante de direito disse-me que ficou pasma quando, durante uma reunião de testamento e propriedade, um homem idoso perguntou se ele poderia fazer uma diretriz antecipada para "dormir" se algum dia não pudesse viver de forma independente. E um jovem paramédico contou-me sobre a sua total consternação por ter sido chamado à casa de uma "empregada malfeita", sem saber se o paciente que estava tentando acabar com sua vida poderia se ressentir dele por tentar salvá-la. A eutanásia legal está corroendo mais esferas da vida do que qualquer um poderia imaginar.

Descobri que o pedido de eutanásia não é tanto a expressão de um desejo de morrer, mas a expressão de uma decepção. Sempre será mais exigente ser curioso sobre o motivo da decepção de alguém do que simplesmente conceder a ela. Mas as pessoas merecem o esforço.

Os apelos à autonomia revelam o medo do abandono e não representam as nossas aspirações genuínas. Mesmo os proponentes da eutanásia sabem isso. Afinal, a "morte assistida" não é autónoma; O suicídio simplesmente é autónomo. O que os proponentes da morte assistida concordam é que a pessoa que está a morrer não merece ser abandonada. Mas destruímos todo o significado de presença genuína, de vigília e de verdadeiro acompanhamento quando o ato solene da morte de uma pessoa é reduzido a uma injeção letal programada em um intervalo de um quarto de hora. 

Da mesma forma, os apelos ao controle traem a insegurança de ser mostrado insensibilidade em vez de cuidado e os apelos à dignidade traem uma falta de autoestima enraizada em quem somos, não apenas em nossa aparência, no que podemos fazer ou em como podemos atuar.

A eutanásia é um sintoma de certas crises antropológicas, culturais e existenciais do nosso tempo e nos nossos corações. Costumo usar numa t-shirt que diz "É bom que você exista" e as pessoas geralmente sorriem timidamente quando a veem. 

Às vezes, paro o tempo suficiente para que uma pessoa na rua, talvez alguém lutando contra a falta de moradia ou o vício, leia e dê um olhar de perplexidade de que a mensagem também possa ser destinada a eles. Recentemente, uma mulher se virou para mim e disse: "Posso tirar uma foto? Você não tem ideia do quanto eu precisava ver isso hoje."

A morte assistida 'coloca pessoas vulneráveis em risco', alertou Starmer.

A mudança proposta para a legislação de morte assistida é realmente negar a escolha?

No nosso mundo, temos tanta solidão, tantos efeitos de longo prazo da pandemia, tantos vícios, tantas crises de saúde mental. Como jovem, olho para fora e me pergunto: o que está em oferta? A proposta certamente deve ser melhor do que a morte. Temos que ter mais a oferecer em meio às crises do nosso tempo: amor, amizade, generosidade, comunhão e o olhar do outro que infunde um senso de meu próprio valor que não posso dar a mim mesmo.

Consciente da experiência de eutanásia do Canadá, exorto-vos: não enveredem por este caminho, vocês são feitos para melhor, e vocês merecem muito mais.

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