terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Afirmando a dignidade

Uma sociedade humanitária cuida de seus doentes e dos seus velhos. Qual papel que o direito e a política devem desempenhar na formação de uma cultura que valorize a vida destes mais vulneráveis? O que significa realmente "morrer com dignidade"?

  • Na Bélgica e nos Países Baixos a frase tornou-se sinónimo de eutanásia.  Em países onde a eutanásia é legalizada, ela é feita não apenas em casos de doença terminal, mas também em situações não-terminais e para casos de sofrimento psicológico, como a depressão. A eutanásia sem limite de idade é legal na Bélgica e foi legalizada para menores de 12 anos de idade nos Países Baixos.
  • Nos dois países, novas propostas legislativas em análise visam permitir a eutanásia para pessoas que estão simplesmente "cansadas da vida" (Países Baixos); para pacientes que não conseguem expressar a sua vontade (Bélgica); para obrigar os médicos que não desejam realizar a eutanásia a encaminhar os pacientes para outros médicos (Bélgica).

A lei nestes países é vaga e a experiência mostra que, inevitavelmente, leva a abusos. Conduz a uma rampa inclinada que não tem limites. Nos países que legalizaram a prática da eutanásia há uma crescente procura nos mais variados tipos de situações, facto que leva à redução de esforços para cuidar dos doentes e dos idosos, e uma crescente cultura de impunidade para a eutanásia, realizada fora da lei.

Tradução livre do site Affirming Dignity International

Sem comentários:

Enviar um comentário